Fotografia aérea
Aerofotografia ou fotografia aérea é a atividade de registro de imagens do solo, a partir de uma posição elevada ou diretamente acima do objeto, por meio de câmera fotográfica levada.
Fotografia aérea foi utilizada pela primeira vez pelo fotógrafo francês e balonista Gaspard-Félix Tournachon, conhecido como “Nadar”, em 1858 sobre Paris na França.[4] No entanto as primeiras fotografias que ele produziu já não existem. A fotografia aérea mais antiga a sobreviver ao tempo é intitulada “Boston, as the Eagle and the Wild Goose See It.” .
Tecnologia amplamente utilizada para diversos registros, desde captura de shows até fotos de eventos sociais, a fotografia com drones virou sinônimo de qualidade técnica por trazer um recurso, até então popular apenas no meio cinematográfico, para a pessoas: fazer fotos de ângulos que jamais poderiam ser clicados por seres humanos ou câmeras normais. No cinema, essa técnica é chamada de bird’s-eye view.
CARACTERÍSTIVAS DA FOTO AÉREA
- Ponto de vista aprimorado
- Registro de época
- Perspectiva tridimensional
- Sensibilidade ampliada
Os registros em drones trazem riqueza de detalhes pelo que se conhece como aspectos fisiográficos – topografia, drenagem e vegetação. Isso porque apresentam diferenciações na forma, no tamanho, na tonalidade, na cor, na sombra, na textura e no padrão das regiões fotografadas. Essas características permitem uma visão mais apurada sobre determinado terreno.
Como funciona a fotografia aérea?
As fotografias aéreas podem ser tiradas em posições verticais, oblíquas baixas, bem como, oblíquas altas, com base na orientação do eixo da câmera: Fotografias verticais – o eixo da câmera está na posição vertical. Isso resulta em pouco ou nenhum relevo visível na imagem e uma quantidade menor de área coberta.
Fotografias aéreas são fontes importantes de informação sobre o espaço urbano e podem fornecer subsídios à análise deste processo. A sua interpretação permite a visualização e identificação dos diferentes elementos que constituem um espaço urbano.
Qual a diferença de fotografia aérea e imagem de satélite?
As fotografias aéreas são tiradas de uma aeronave ou drone, enquanto as imagens de satélite são capturadas por satélites orbitando a superfície terrestre. As imagens de satélite têm uma resolução maior do que as fotografias aéreas e podem cobrir áreas maiores.9 de jan. de 2023.
As imagens aéreas têm resoluções muito altas, o que as torna úteis para coisas como mapear e pesquisar características da terra em uma escala menor. Por outro lado, as imagens de satélite geralmente cobrem uma área muito mais ampla e, portanto, têm aplicações de maior escala.
Como os satélites tiram fotos? A resposta pode te surpreender: a maioria dos satélites não tem câmeras! Em vez disso, eles usam sensores especializados para medir a radiação eletromagnética emitida ou refletida pela Terra