Qual o uso de drones no agronegócio ?
Por meio da pulverização aérea, os drones trazem mais eficiência, precisão e economia de tempo na aplicação de insumos para fertilizar o solo e controlar pragas e doenças nas lavouras. Além disso, eles têm um custo menor do que aeronaves maiores.
Drones Elevam a Lucratividade
A agricultura é uma das principais bases da economia do Brasil desde sua colonização até o século XXI. O país evoluiu das extensas monoculturas para a diversificação da produção. Em paralelo ao número crescente do setor, está o uso de tecnologias nos campos, que são cada vez mais aplicadas. Atualmente, uma dessas na qual está sendo muito utilizada é a dos drones. Dessa forma, tornaram-se indispensáveis para a otimização da agricultura de precisão, trazendo um grande aumento na produção sem comprometer a qualidade.
- Ambienta (como focos de incêndios, secas, enchentes ou qualquer outro desastre natural);
- Urbano (como obras, rodovias, ferrovias, redes elétricas, trânsito, eventos e manifestações);
- em áreas de mineração e;
- áreas industriais de difícil acesso por outros meios.
As Aeronaves Remotamente Pilotadas, ou apenas RPA, podem ser usadas para fazer o mapeamento aéreo e a topografia do terreno, afim de otimizar a área a ser plantada. Em seguida, ao obter as imagens das lavouras, é acompanhado o desenvolvimento do plantio, identificando pragas e doenças com maior agilidade. Com isso, é possível pulverizar e estimar a produção final da colheita. Além das diversas aplicações que o drone possibilita, essa gera produtos de maior qualidade e em menos tempo. E, principalmente, por um custo menor, quando comparado à utilização de formas convencionais, tais como satélites e aviões.
Pré-plantio
Antes de qualquer plantio é essencial a demarcação do terreno e a verificação de sua qualidade. A partir das câmeras e sensores infravermelhos acoplados ao drone, é possível gerar imagens e mapas topográficos de alta qualidade. Logo, ele pode simular diversas disposições para a plantação afim de aproveitar ao máximo a área plantada.
Além disso, os sensores podem ser utilizados para a verificação da qualidade do solo e presença de pragas, como as formigas por exemplo. Pode também detectar secas e excessos hídricos, e identificar nascentes de rios e olhos d’água.
Crescimento
Durante o crescimento da cultura, a utilização do RPA traz ainda mais benefícios ao agricultor.
Além disso, atualmente há muitas empresas investindo na construção de RPA com capacidade de carga para pulverização. Sua utilização para tal finalidade gera uma economia de até 80% ao produtor rural em comparação aos aviões agrícolas.
Apesar da capacidade de carga ser menor, o drone aplica os insumos direto no local onde realmente há a necessidade da pulverização e no momento certo. Dessa forma, evita a aplicação desnecessária na área total e a contaminação de áreas que não são preparadas para o recebimento do produto fitossanitário. Esse problema ocorre muitas vezes quando é utilizado o avião agrícola. Isso ocorre porque durante o processo de aplicação, devido a altitude de voo, muito do produto é desviado pelo vento.
Colheita
A partir da obtenção dos ortomosaicos gerados por meio dos drones, é possível fazer o acompanhamento da colheita. Sendo assim, eles permitem acompanhar gradativamente o crescimento do plantio e calcular a quantidade de plantas em uma determinada área ou região. Dessa forma, eles auxiliam a estimar qual será a produtividade final e o momento ideal para a colheita. E, posteriormente, realizar um planejamento de como a colheita será feita, através de uma otimização de rota das máquinas.
Portanto, com o uso das imagens como base e aplicando os algoritmos modernos, os drones trazem possibilidades para a colheita. Como, por exemplo, o conhecimento da quantidade de plantas existentes, detecção de áreas de menor densidade e a otimização do replantio.
Demarcação de plantio
O drone é ideal para apresentar a melhor área para plantio, devido à visão do alto proporcionada, facilitando decisões de forma fácil e ágil, após análises feitas nas imagens captadas.
Monitoramento de desmatamento
Por meio do sobrevoo, é oferecida uma visão ampliada de lugares que se encontram distantes e com difíceis acessos. Sendo assim, com esses aparelhos, é possível chegar a locais de desmatamentos e, com a localização correta, combatê-los.
Focos de incêndio
A proximidade do fogo pode oferecer risco para humanos, por isso, os drones podem sobrevoar os incêndios e descobrir os focos do fogo e, com isso, controlá-los.
Custo-benefício do uso drones na agricultura
Segundo produtores, a tecnologia pode ajudar no controle de custos da propriedade, tendo em vista que o produtor rural realiza, por toda a fazenda, a aplicação de defensivos a fim de combater pragas e ervas daninhas. Por meio do uso de drones na agricultura e sua tecnologia de monitoramento, é possível identificar a área atingida precisamente, representando, segundo especialistas, uma economia de até 80% nos gastos com tais tipos de agroquímicos.
O retorno sobre o investimento de uso de drones na agricultura é, em diversos casos, muito rápido, alcançando um determinado número positivo em uma colheita apenas. Isso ocorre devido à prevenção de grandes perdas em consequência de um plano de ação incorporado. Além de reduzir o custo operacional, os drones possibilitam uma gestão de dados e informações da plantação garantida, com detalhes, facilitando e agilizando decisões.